top of page
BLOG SABE LETRAS


Só posso elaborar a prova depois de conhecer a turma - dilemas docentes
Muitos professores acreditam que suas provas só devem ser elaboradas depois de conhecerem a turma com a qual trabalham. Você também pensa...
SABELETRAS
há 53 minutos3 min de leitura
0 visualização
0 comentário
Correção linear e correção transversal de provas e atividades
As recomendações desse texto são aplicáveis à correção de provas e atividades ou tarefas que apresentam uma sequência de questões, tais...
SABELETRAS
11 de mar.3 min de leitura
0 visualização
0 comentário
Language assessment literacy and thought experiments - a collection
This is a collection of thought experiments to be used in language assessment literacy programs. Thought experments (TEs) are fictitious...
SABELETRAS
4 de mar.10 min de leitura
6 visualizações
0 comentário
O direito ao feedback
Devolutivas e feedback são direitos dos estudantes em qualquer nível e contexto de ensino. Devolutivas e feedbacks se referem ao...
SABELETRAS
15 de fev.4 min de leitura
0 visualização
0 comentário


5 livros sobre avaliação no ensino de línguas que você precisa conhecer
A maioria dos professores de línguas no Brasil teve contato com os mesmos livros sobre avaliação que os professores em geral. Na verdade,...
SABELETRAS
15 de jan.5 min de leitura
0 visualização
0 comentário


Conhecimentos sobre avaliação: em que nível você (sua equipe) está?
O desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de avaliação no contexto de línguas ou na educação em geral depende de um processo de...
SABELETRAS
13 de jan.6 min de leitura
1 visualização
0 comentário


Fatores de restrição e fatores de influência em projetos de avaliação
Em meu artigo A conceptual framework to contextualise local language assessment literacy, desenvolvo um quadro conceitual para a reflexão...
SABELETRAS
20 de dez. de 20244 min de leitura
1 visualização
0 comentário


Minha escola privilegia as provas. Como posso trabalhar com avaliação formativa?
Embora a nossa Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Lei 9394, de 20/12/1996) já esteja se aproximando de seus 30 anos, ainda é...
SABELETRAS
20 de dez. de 20245 min de leitura
2 visualizações
0 comentário
A entrevista coletiva na avaliação de trabalhos em grupo
Hoje quero falar um pouco de minha experiência com entrevistas coletivas na avaliação de trabalhos de grupos de estudantes. Embora meu...
SABELETRAS
3 de dez. de 20246 min de leitura
8 visualizações
0 comentário

Sobre as aproximações entre a ciência e o ato de avaliar
Imagem gerada pelo CoPilot É bastante incomum que professores pensem em suas avaliações como uma atividade científica. Não importa se os...
SABELETRAS
3 de dez. de 20247 min de leitura
5 visualizações
0 comentário
Praticidade na avaliação de línguas - o que isto significa?
O conceito de praticidade na avaliação de línguas é bastante simples. Ele se refere à consideração das condições e recursos para levar...
SABELETRAS
8 de fev. de 20242 min de leitura
6 visualizações
0 comentário
O QUE AVALIAMOS QUANDO AVALIAMOS?
A pergunta que dá título a este texto pode soar bastante estranha. Afinal, qual é o sentido de se perguntar sobre o que avaliamos? Quando...
SABELETRAS
4 de jan. de 20243 min de leitura
17 visualizações
0 comentário


COMO PROMOVER O CONHECIMENTO SOBRE AVALIAÇÃO DE SUA EQUIPE DE PROFESSORES
Embora a avaliação seja uma das principais atividades dos professores, raramente recebe a atenção que merece. Claro que não estou dizendo...
SABELETRAS
2 de jan. de 20243 min de leitura
8 visualizações
0 comentário


POR QUE OS PROFESSORES DE LÍNGUAS DEVEM SE INTERESSAR PELO TEMA DA AVALIAÇÃO
Crédito da foto: Green Chameleon / Unplash A prática dos professores é repleta de momentos de avaliação. Seja por meio de atividades de...
SABELETRAS
2 de jan. de 20233 min de leitura
6 visualizações
0 comentário
A SEGUNDA CHAMADA DE PROVA DEVE SER MAIS DIFÍCIL DO QUE A PRIMEIRA?
É comum se ouvir entre professores e gestores educacionais que uma prova de segunda chamada – em algumas instituições educacionais...
SABELETRAS
18 de dez. de 20228 min de leitura
4.383 visualizações
0 comentário
POR QUE OS PROFESSORES DE LÍNGUAS DEVEM SE INTERESSAR PELA AVALIAÇÃO
A prática dos professores é repleta de momentos de avaliação. Seja por meio de atividades de avaliação formativa, seja pelo caminho mais...
SABELETRAS
18 de dez. de 20223 min de leitura
6 visualizações
0 comentário
A DEFINIÇÃO DE HABILIDADES E MICRO-HABILIDADES LINGUÍSTICAS NA AVALIAÇÃO
Um aspecto fundamental de qualquer projeto de avaliação é a clareza do que se pretende avaliar. Isto significa que é necessário ter um...
SABELETRAS
18 de dez. de 20225 min de leitura
1.002 visualizações
0 comentário
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM DIRETRIZES DE BOAS PRÁTICAS E ÉTICA PARA A AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS?
É isto mesmo. O documento intitulado ILTA Guidelines for Practice da International Language Testing Association (ILTA) , organização que...
SABELETRAS
18 de dez. de 20224 min de leitura
16 visualizações
0 comentário
QUE PRINCÍPIOS DEVEM SER CONSIDERADOS NA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES E ÍTENS DE AVALIAÇÃO?
Em 2002, Haladyna, Downing e Rodriguez publicaram no periódico Applied Measurement in Education um estudo das diretrizes para...
SABELETRAS
18 de dez. de 20225 min de leitura
378 visualizações
0 comentário
SABERES DOCENTES EM AVALIAÇÃO E CENÁRIOS EXPERIMENTAIS
Prof. Newton Paulo Monteiro Centro Universitário Alfredo Nasser - Unifan Pouco discutidos no campo da educação, os chamados Thought...
SABELETRAS
17 de dez. de 20228 min de leitura
15 visualizações
0 comentário
bottom of page