5 livros sobre avaliação no ensino de línguas que você precisa conhecer
- SABELETRAS
- 15 de jan.
- 5 min de leitura
A maioria dos professores de línguas no Brasil teve contato com os mesmos livros sobre avaliação que os professores em geral. Na verdade, poucos professores tiveram algum contato com discussões específicas sobre avaliação no contexto de línguas, mas quando isso ocorre, em geral, as referências são a nomes da educação em geral, tais como Hoffman, Lucchesi, Moretto, Perrenoud e Sobrinho.
Esses autores são, sem sombra de dúvida, referências importantes na discussão sobre avaliação, e, diga-se de passagem, são as fontes mais acessíveis sobre o tema, já que grande parte da bibliografia em avaliação na área de línguas é composta por publicações estrangeiras. Alguns livros sobre avaliação em língua portuguesa são na verdade coletâneas de artigos com textos sobre a avaliação em sala de aula ou sobre testes padronizados. Existem também algumas obras sobre metodologia de ensino que tratam pontualmente da avaliação e mesmo diversos artigos acadêmicos sobre o tema. Há uma evidente carência de livros-texto, com a teoria e as orientações práticas para a construção de instrumentos de avaliação.
Uma vez que esse é um blog sobre avaliação no contexto de línguas, não posso deixar de apontar aqui algumas obras importantes para professores de língua inglesa e de outros idiomas, bem como coordenadores pedagógicos, com o objetivo de contribuir para a formação das equipes escolares na área de idiomas. As obras estão disponíveis em papel, capa dura e e-book ou em diferentes opções conforme o caso.

Enunciado de atividades e tarefas escolares - modos de fazer, de Denise Lino Araújo (Parábola, 2017) é uma obra interessante por trazer orientações sobre a escrita de enunciados de tarefas e atividades de ensino.
A autora ainda apresenta a famosa taxonomia de Bloom como um instrumento para a elaboração de questões com diferentes graus de dificuldade e discute alguns aspectos das questões de múltipla escolha do ENEM.
Esse livro pode ser especialmente útil no ensino da escrita e da leitura. A elaboração de enunciados é um aspecto crítico das avaliações e das tarefas de sala de aula e não é incomum que muitos erros sejam cometidos em sua elaboração. Assim, é interessante saber da existência de uma obra voltada para esse aspecto específico da avaliação e do ensino, sobretudo se considerarmos a escassez de publicações orientadoras na forma de livro-texto.
Um clássico da área de avaliação de línguas, com enfoque na construção de exames, como é típico em países anglófonos e europeus, Testing for language teachers, de Arthur Hughes e Jake Hughes (Cambridge, 2020), orienta o leitor em todos os passos para a elaboração de exames para a avaliação das quatro habilidades linguísticas escuta, fala, leitura e escrita. Esse talvez seja o primeiro livro na área de avaliação de línguas com o qual grande parte dos professores entram em contato.

A obra já passou por três edições e apresenta algumas diferenças entre elas, como, na terceira edição, um capítulo para alternativas de avaliação que não utilizem exames e outro dedicado à tecnologia na avaliação. A discussão de técnicas estatísticas foi retirada do apêndice 1 e movida para o capítulo 19.
A edição que tenho foi publicada em 1989 e republicada em 2003. Uma curiosidade: na época o livro era assinado apenas por Arthur Hughes.
Conceitos importantes como efeito retroativo, validade e confiabilidade são apresentados na obra, que ainda apresenta orientações sobre a aplicação das provas.
Um capítulo que pode ser de interesse especial para professores de línguas é o número 8, Common test techniques, dedicado à apresentação dos tipos de questões utilizadas em diferentes avaliações.
Um livro especialmente interessante para professores que trabalham com a leitura em uma língua adicional é The diagnosis of reading in a Second or Foreign Language, de Charles Alderson e uma equipe de pesquisadores (Routledge, 2015).

Apesar de não trazer na capa palavras associadas à avaliação (testing; assessment), o livro aborda claramente a avaliação diagnóstica da leitura. Sua abordagem é bastante interessante por iniciar com uma discussão da própria noção de diagnóstico em outras áreas e contextualizá-la no campo do ensino e avaliação de línguas adicionais.
Muito bem fundamentado em pesquisas acadêmicas, e não restrito à língua inglesa, o livro entra em detalhes sobre aspectos linguísticos e cognitivos da leitura e discute as implicações para a sala de aula, abordando diferentes formas de avaliar.
Vale lembrar que o primeiro autor - Charles Alderson - é um grande nome da avaliação da leitura e autor de uma outra importante obra para o campo, Assessing reading (Cambrdge, 2000). Dada a importância da leitura em língua adicional no contexto brasileiro, com ênfase nessa habilidade tanto na educação básica quanto no contexto universitário com a leitura instrumental, o livro será uma grande contribuição ao trabalho de professores e equipes docentes.
Apresentando uma diversidade de temas, The Cambridge Guide to Language Assessment, de Coombe, Davidson, O'Sullivan e Stoynoff (Cambridge, 2012/2013) é uma excelente introdução a diversas questões de avaliação e fonte de referência indispensável para se familiarizar com a área.

São 35 capítulos organizados em 5 seções. Na primeira, são apresentadas questões históricas, princípios, ética, o processo de elaboração de testes, especificações, análise de testes, a CEFR, dentre outros. A segunda seção, apresenta as diferentes abordagens e objetivos para a avaliação, enquanto a terceira discute a avaliação de diferentes habilidades. A quarta seção discute questões de tecnologia na avaliação e a quinta seção trata de aplicação de testes.
Os capítulos não enfocam somente os grandes testes padronizados, eles também abordam questões pertinentes a sala de aula.
Além disso, o livro foi lançado muito antes de surgirem as ferramentas de Inteligência Artificial, de modo que esse tema não é abordado em nenhum capítulo, nem mesmo naquele dedicado à tecnologia. Mesmo assim, essa é uma obra interessante para professores e outros profissionais da educação que precisam compreender melhor questões de avaliação.
Local Language Testing, de Dimova, Yan e Ginther (Routledge, 2020), é uma obra especialmente interessante por abordar o contexto dos exames em uma posição intermediária, entre as avaliações de sala de aula e os grandes testes padronizados, algo bastante raro na área.

Os autores oferecem ao leitor orientações muito oportunas para a elaboração de testes que poderíamos chamar de institucionais, tais como os chamados testes de nível (placement tests), provas de admissão, testes de progresso (formativos) e mesmo provas finais de desempenho aplicadas a diversos grupos. As informações providas no livro ajudam as equipes docentes a profissionalizar suas provas.
O capítulo 3 trata de questões de documentação, algo que também é recomendado por diretrizes internacionais para a avaliação, tais como os Standards, e que raramente recebe atenção em contextos locais, como escolas, faculdades e outras instituições de ensino.
Uma discussão interessante, apresentada nos capítulos 6 e 7, diz respeito ao trabalho com rubricas de avaliação. Além de apresentar orientações para sua elaboração, são discutidas questões de treinamento dos avaliadores, algo frequentemente ignorado em contextos escolares. Esse é um ponto interessante por não limitar a avaliação ao formato de exames e provas. O capítulo 8 discute a análise de dados, ressaltando o potencial para aprendizagem que projetos de avaliação podem proporcionar para equipes de professores.
Como o leitor pode observar, parte das obras abordam questões relativas à elaboração de provas e exames, a famosa prática de testagem que gera tanta discussão e críticas no meio educacional. Mesmo assim, essas obras - uma pequena amostra da literatura do campo - são interessantes pelos princípios que apresentam para a condução de boas avaliações de qualquer natureza. Além disso, é preciso reconhecer que provas ainda são a realidade da maior parte dos contextos educacionais no Brasil.
Boas leituras!
Para mais informações sobre projetos de avaliação de línguas, entre em contato ladder.avaliacao@gmail.com
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