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COMO PROMOVER O CONHECIMENTO SOBRE AVALIAÇÃO DE SUA EQUIPE DE PROFESSORES

  • Foto do escritor: SABELETRAS
    SABELETRAS
  • 2 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 20 de dez. de 2024


Embora a avaliação seja uma das principais atividades dos professores, raramente recebe a atenção que merece. Claro que não estou dizendo que os professores não avaliam seus estudantes. Quero dizer é que, envolvidos em suas rotinas, os professores não fazem muito para melhorar a qualidade das avaliações.


Não é incomum que diretores e coordenadores pedagógicos exijam o envio de provas com antecedência e algum planejamento de ensino que descreva os projetos de avaliação. Mas mesmo os gestores não têm muito tempo para se dedicar à tarefa de revisar os instrumentos de avaliação e dar feedback aos professores. Em geral, quando isto é feito, não se vai além de um trabalho em que o gestor considera com professores individuais quais são as melhorias esperadas.


Na prática, perde-se muito pela ausência de um trabalho coletivo. Assim, o que pode ser feito para que gestores, professores e estudantes se beneficiem com um trabalho de avaliação de melhor qualidade?


A palavra chave é implantar um projeto de avaliação. Não estou falando de avaliar os estudantes por meio de projetos, embora esta seja uma das opções. Me refiro aqui a um projeto para os professores, um trabalho coletivo e colaborativo de aprendizagem sobre avaliação.


Há vários caminhos para implantar um projeto deste tipo. O importante é sempre priorizar o diálogo, a troca de experiências e a abertura para a experimentação. Mas tudo isso deve ser feito sem imposições e julgamentos.


Introduza momentos de diálogo sobre avaliação


Esqueça o conselho de classe ou qualquer coisa similar. Reserve tempo do calendário escolar para discussões sobre os desafios que o grupo enfrenta ao avaliar. Vocês podem conversar sobre suas dúvidas, dificuldades e experiências bem-sucedidas. Também podem ser escolhidos textos sobre avaliação para leitura do grupo. Idealmente, estes textos deveriam ser lidos com antecedência, mas se isto não for possível, o grupo pode ler o texto durante o encontro. Também não é necessário concluir o texto em uma única sessão. Pode-se também dividir o texto em partes e designar cada parte para a leitura e exposição de diferentes grupos. Um líder da discussão pode indicar uma parte mais importante para a leitura de todos. Esta forma de trabalhar pode não ser a ideal, mas talvez seja a real para seu contexto e é melhor fazer algo do que desistir completamente da leitura. Importante: não transforme este momento em um peso para seus professores. Os encontros podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Outra opção é inseri-lo comonatividade formativa no início ou fim do semestre. Afinal, somos todos muito ocupados como professores. Mantenha o ambiente agradável e descontraído, onde impere o coleguismo e o apoio mútuo. Um lanchinho pode ser um ótimo modo de encerrar o encontro.


Elabore rubricas de avaliação juntos


A rubrica é um instrumento excelente para a avaliação qualitativa de produções dos estudantes. Elas podem ser usadas para avaliar textos, projetos, apresentações ou produtos elaborados pelos estudantes.


Incentive a produção em grupo de rubricas para objetivos específicos. Por exemplo, você pode propor a criação de uma rubrica para apresentações (seminários) e outra para uma feira de ciências. Para alguns projetos e para a produção de textos, será necessário ter rubricas específicas.


Depois incentive seus professores a usarem as rubricas. De tempos em tempos, o grupo pode rediscutir e aprimorar as rubricas.


Crie documentos orientadores para as provas


Quando a escola opta por usar instrumentos formais de avaliação, como as provas, pode ser interessante planejar a criação deste instrumento. O documento usado para isso é chamado de especificação. Nele deve ficar claro o que se deseja avaliar, quem são os estudantes avaliados, quais os critérios de correção e como as questões serão elaboradas e organizadas em um instrumento único.


Este documento pode facilitar a criação de questões por diversos professores. As questões serão semelhantes porque serão criadas com base nas especificações. Assim, será possível ter novas questões quando isto for necessário. Além disso, a criação deste documento vai fazer o grupo refletir sobre seu processo criativo e aprender sobre a melhor forma de construir e usar um instrumento de avaliação. Aliás, os resultados são um ótimo material de estudo, produzindo dados para se refletir sobre o desempenho dos estudantes, o ensino e até mesmo a prática da avaliação.


Enfim, estas são apenas algumas ideias para se produzir na escola um ambiente em que todos busquem se aprimorar por refletir e trabalhar conjuntamente sobre os instrumentos de avaliação. O trabalho coletivo pode trazer resultados interessantes, dificeis de alcançar quando trabalhamos isoladamente.

 
 
 

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