
PROJETOS
Projeto Habilita
O projeto consiste no desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação diagnóstica de leitura de textos informativos em língua portuguesa para estudantes do 5º ano do ensino fundamental. A aplicação está sendo feita em escolas particulares de pequeno e médio porte da Região Metropolitana de Goiânia para fins de análise do funcionamento da avaliação. Nosso objetivo é expandir a abrangência dos instrumentos que desenvolvemos para outros anos do ensino fundamental e incluir avaliações de língua inglesa. O projeto é resultado do grupo de pesquisa Ladder - language assessment design, development and research group.

EPLLIM - Exame de Leitura em Inglês
Este instrumento é utilizado na Instituição (www.unifan.edu.br) para avaliar as habilidades de leitura instrumental de estudantes de medicina. O resultado da avaliação é utilizado para eximir estudantes da disciplina Inglês Instrumental. O instrumento é aplicado por uma equipe liderada pelo autor deste site desde 2016. Para a construção deste instrumento foram utilizados os princípios de language testing apresentados na literatura especializada. Dentre estes, destaca-se o planejamento por meio de especificações, um dos aspectos principais que defendemos neste site e em nossas atividades formativas para o desenvolvimento de avaliações de qualidade.

Seleção de Monitores
Nossas atividades incluem a construção de instrumentos de avaliação para a seleção de professores de língua portuguesa e língua inglesa em contexto da educação superior. Construímos desde os documentos informativos (edital) até a construção das especificações e do próprio instrumento.

Formações
Temos desenvolvido atividades de formação em avaliação para elaboradores de questões e para professores e estudantes da educação superior. São palestras sobre o desenvolvimento de instrumentos avaliativos de qualidade e aula para conscientização da importância e características do Enade, exame nacional que avalia a qualidade da educação superior. Estas atividades são desenvolvidas em parceria com diversos cursos de graduação e no âmbito das atividades da Comissão Própria de Avaliação - CPA.

Avaliação online
Em nossa experiência, está o desenvolvimento de uma avaliação de formação geral online para estudantes da educação superior. Nosso processo de desenvolvimento do instrumento inclui a elaboração de um projeto de avaliação, a construção de especificações para a elaboração de questões, a produção de documentos orientadores para a equipe de TI e o levantamento de dados de aplicação. O instrumento é utilizado para monitorar o desempenho dos estudantes em temas relacionados ao Enade e para familiarizar os estudantes com esta avaliação.

Instrumentos de autoavaliação
Elaboramos instrumentos para avaliação institucional em quesitos como estrutura, qualidade do ensino, comunicação institucional, relevância social. Utilizamos os documentos oficiais do Inep/MEC/CNE dentre outros para construir questionários e outros instrumentos utilizados para a coleta de dados entre professores, gestores universitários, estudantes e comunidade externa. Estes instrumentos são utilizados pela Comissão Própria de Avaliação da Unifan.
